O Maior Provedor de Internet da Região

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Dúvidas Frequentes

- Preciso ter telefone fixo em casa para assinar os planos da SCW?

Não, como o sinal chega via rádio, não é necessário nenhuma interação com a rede telefônica local.

- Se chover vou ficar sem Internet?

Não, utilizamos equipamentos preparados para lidar com este tipo de situação. Além do mais a tecnologia em questão (IEEE 802.11a/bg) sofre pouca ou nenhuma interferência (no caso de equipamentos não-2.4GHz) de fenômenos meteorológicos. É mais fácil você ficar sem sinal por quedas de energia causadas pela chuva do que por interferências/interrupções diretas causadas pela tempestade em sí.

Basta comparar o sistema com a TV ou rádio comum, que possuem tecnologias semelhantes às que utilizamos (utilizam ondas eletromagnéticas na transmissão em sua essência, variando basicamente apenas nas técnicas de modulação, frequências utilizadas e potência dos equipamentos).

Para não complicar muito, pense no seguinte: você fica sem TV quando está chovendo? (TV cujo sinal é transmitido por satélites diretamente ao seu equipamento ou se o sinal que chega à sua TV já é ruim não se enquadra nessa comparação).

- Preciso assinar um provedor para ter a Internet da SCW?

Não, não é necessário assinar nenhum tipo de provedor para autenticação.

- Preciso comprar os equipamentos necessários (antenas, rádios, etc) para ter a Internet da SCW?

Não, a SCW disponibiliza todos os equipamentos em regime de comodato, ou seja, você não precisa comprar equipamento algum (basta ter um PC com placa de rede e um sistema operacional com suporte básico a TCP/IP).

- Posso compartilhar minha conexão?

Sim, fica a critério do cliente compartilhar sua conexão, mas a SCW não dará suporte algum à problemas em rede locais domésticas. Tenha sempre em mente também que a banda será dividida entre os equipamentos conectados à conexão compartilhada.

- Testei minha conexão com um desses medidores de velocidade na Internet e o resultado não é compatível com o plano que contratei, o que fazer?

Nenhum site ou programa para medir taxas de transferência (velocidades) é 100% confiável (muitos exibem resultados de transferências de dados que ficam em cache e mascaram as taxas reais).

O melhor método para verificar sua conexão é acessar algum site FTP com uma largura de banda maior que a sua e medir em tempo real as taxas de transferências. Além do mais a SCW garante no mínimo 50% da banda contratada, mas a maior parte do tempo você navega a taxas próximas de 100% e em alguns momentos até mais que isso (se você acha 50% pouco vale lembrar que o maior provedor do estado de São Paulo garante 5 vezes menos, ou seja, apenas 10%). Se ficar constatado que a conexão realmente está com problemas, basta entrar em contato com nosso suporte técnico (disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana).

- Meus downloads informam que as taxas (velocidades) são muito menores que o plano contratado, o que fazer?

Exemplo: tenho um plano de 128Kbps, mas meus downloads ficam próximos de 16KB/s.

Esse é um equívoco muito comum, as taxas exibidas em seu computador utilizam outra medida/escala, seu plano está em "Quilo Bits por segundo" (Kbps) e o seu computador exibe taxas em "Quilo Bytes por segundo" (KBps).

Para comparar as duas taxas, basta multiplicar o valor em KB por 8. O contrário também é válido, basta dividir o valor em Kbps por 8.

No exemplo acima, 16KBps x 8 = 128Kbps. Ou seja, as taxas estão de acordo com o plano contratado.

Se não é este seu problema, consulte o ítem 6 deste mesmo FAQ (acima).

- Entrei em contato com um concorrente e ele oferece planos mais baratos e vantagens adicionais.

Antes de mais nada, além de comparar os valores, compare também a qualidade do serviço prestado, a infra-estrutura da empresa em questão (você é convidado a visitar nossas instalações quando quiser) e principalmente, se este concorrente é um provedor autorizado/licenciado pela Anatel. Tal verificação pode ser feita no próprio site da Anatel. Se este concorrente não está nesta lista, ele provavelmente é um provedor que opera na ilegalidade (também conhecido como "pirata").

Fique atento também ao fato de que certos "provedores" tomam emprestado a licença SCM (homologação Anatel) de outra empresa (geralmente pagam uma taxa mensal para utilizar a licença válida dessa empresa como se fosse sua). Para descobrir se o seu provedor está fazendo isso (enganando você), compare o CNPJ do provedor (e também se ele foi registrado na cidade) com a licença SCM que o mesmo apresentou (que não é dele). Fique atento! Não seja enganado.

É muito comum hoje em dia encontramos provedores "piratas" (que não possuem licença da Anatel para operar), eles não utilizam equipamentos homologados e revendem e/ou sublocam links de Internet de baixa qualidade de provedores de terceiros sem garantir banda alguma para o cliente. Passam boa parte do tempo fora do ar, prestam pouco ou nenhum suporte técnico, em alguns casos nem mesmo tem endereço fixo e correm o risco constante de serem lacrados (fechados) por fiscalizações legítimas da Anatel.

Não seja enganado. Diga NÃO à pirataria!

Para verificar se seu provedor é autorizado (site da Anatel):

http://sistemas.anatel.gov.br/stel/consultas/ListaPrestadorasLocalidade/...

Existe outra maneira bem simples de efetuar esta verificação, basta saber se o seu provedor tem um site .net.br, que só é liberado pelo registro.br para detentores de SCM. Se o site do seu provedor for apenas .com ou .com.br ou ainda .net (sem o .br) ele provavelmente não tem SCM.

E pior, tem "provedor pirata" que usa a sua residência para repetir sinal, ou seja, ele instala a antena na sua casa, diz que é para atendê-lo e na verdade ele está usando sua antena (e sua residência) como uma base para retransmissão de sinal (sem avisá-lo, sem pagar nada por isso, ou melhor você paga por isso).

Como descobrir se esse provedor está sub-locando um link de um terceiro provedor de forma ilegal? Exemplo, ele está revendendo um Speedy Home da Telefônica?

Basta entrar em algum site que verifica o reverso do seu IP (http://www.meuip.com.br, http://grc.com, http://dslreports.com), isso é possível, pois eles utilizam NAT (mascaram os IP's), já que não tem IP's válidos disponíveis devido ao link adquirido. O IP que aparecer provavelmente é o IP do roteador/modem PPPoE/PPPoA que eles utilizam.

Você também pode utilizar o próprio site da SCW para efetuar esta verificação, clique aqui.

Para descobrir para quem foi designado o bloco utilizado, basta entrar no site http://registro.br e procurar por "whois". Tem que aparecer no resultado a empresa (com CNPJ e tudo mais) como entidade responsável pelo IP consultado (bloco/ASN), se NÃO aparecer o nome do seu provedor ou se aparecer algo em nome da Telefônica (ou Telesp) pode ter certeza de que ele está sub-locando um link de terceiros (enganando você), no exemplo citado, um Speedy, que por contrato não pode ser compartilhado.

No próprio site da SCW há uma página que pode ajudar nestes procedimentos , clique aqui.

- Minha conexão funcionou bem por algum tempo, mas agora está ruim, o que fazer?

Como o link chega até sua casa através de uma antena, a mesma fica sujeita às intempéries do tempo (ventos, sol, chuva, desgastes). Caso ela esteja "desalinhada" por algum destes motivos a conexão apresentará problemas, portanto, entre em contato com o suporte técnico para avaliarem se este é o seu caso.

- Estou sem conexão, como proceder?

O primeiro passo é certificar-se de que seu rádio (bridge) está ligado.

Caso afirmativo, tente reiniciá-lo (ele pode estar "travado"), bastando para tanto retirar o cabo (geralmente um fio duplo branco) da tomada (é o cabo que acompanha o cabo UTP que chega até seu computador, um cabo azul) e religá-lo novamente à tomada. A bridge (rádio) leva cerca de 1 a 2 minutos para voltar a responder após este procedimento.

Se o procedimento acima falhar verifique se sua placa de rede foi desativada pelo sistema operacional (Windows), isso ocorre com certa freqüência.

Para efetuar tal verificação siga estes passos.

Se ainda assim você estiver sem conexão entre em contato com nosso suporte técnico.

- Formatei meu computador e perdi minhas configurações de acesso à Internet, como proceder?

Entre em contato com nosso suporte técnico.

- Utilizo Linux no meu computador, minha internet irá funcionar?

Sim, a SCW não exige de seus clientes que determinado sistema operacional seja utilizado, tanto Windows quanto Linux possuem os requisitos mínimos, que são suporte básico a redes e TCP/IP (RFC1180). Inclusive nosso suporte técnico está preparado para atendê-lo no caso de problemas (tanto Windows quanto Linux).

- Não consigo executar nenhum programa, como servidores HTTP, servidores de E-mail, servidores SSH, etc, em minha máquina, o que está errado?

Por segurança, do próprio cliente e da rede da SCW (demais clientes e servidores), aplicações em modo "listen", ou seja, servidores/serviços (de rede) aguardando conexões externas, são bloqueados por padrão em todas as contas. Se você entende quais são os riscos de segurança e as implicações legais no caso de um incidente de segurança dentro de nossa rede entre em contato com a SCW, pois provemos soluções otimizadas, sem restrições para atender a este tipo de situação.

- Estou tentando acessar uma VPN e não consigo, o que fazer?

Se o caso não enquadra-se no ítem 12, ou seja, estão tentando conectar-se a uma VPN em sua máquina, dentro da rede da SCW (o que não é permitido, já que enquadra-se na categoria "aplicação" em modo "listen"), entre em contato com nosso suporte técnico e solicite a configuração do acesso a VPN's (através do protocolo GRE, RFC1701 - Generic Routing Encapsulation). Com isto você poderá acessar tranqüilamente VPN's em qualquer lugar, sem nenhum tipo de restrição.

- Desejo montar um (ou vários) servidor(es), precisarei dentre outras coisas de vários IP's fixos válidos, banda adicional e configurações extras, como zonas DNS, reverso de IP's, QOS, etc, é possível?

Sim, provemos soluções otimizadas para atender a todo tipo de cliente e necessidades. Entre em contato conosco.

- O Windows informa que minha conexão está com uma taxa de transferência (velocidade) de 100Kbps (aqueles dois pequenos monitores lado a lado próximos ao relógio), mas meu plano é mais rápido que isto (por exemplo 256Kbps), o que está errado?

O que o sistema operacional em questão está informando é a taxa máxima teórica de transmissão na rede local entre sua placa de rede (no seu computador) e o rádio (bridge) que está em sua residência (conectados diretamente via cabo um ao outro), ou seja, não é a taxa de transferência do seu plano de acesso (sua "velocidade"). Além do mais a escala em questão está em Mbps (1000 x 100 x Kbps = 100 Mbps = 100 Mega bits por segundo) e não em Kbps (do seu plano, no exemplo citado, 256Kbps).

Ainda com dúvida?


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